Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bernardo
Guimarães
Professoras: Cleomira
Campos, Joana D’arc.
Turma: 5º ano fundamental
Duração: 10 aulas
Período: 03/04 a 05/06/2012
JUSTIFICATIVA
A serenidade é um sentimento necessário a todo
ser humano, no entanto é difícil praticá-lo. Diante de um ser possuidor de
serenidade até os mais violentos se curvam. Só as pessoas que conseguem agir de
forma moderada são capazes de ter paz de espírito. Levando-se em conta que
construir um proceder nesse sentido no mundo imediatista e irreflexivo como
está hoje, torna-se um desafio, mas que podemos vencer se acreditarmos numa
educação de bom senso acreditando que o amor é capaz de edificar seres humanos
dotados de serenidade.
OBJETIVO GERAL
Sensibilizar o olhar dos alunos para cenas cotidianas, relacionamentos e
emoções como formas de serenidade e compreensão de que o outro merece nosso
respeito e atenção.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Reconhecer a importância da serenidade.
- Vivenciar o dia um de cada vez sem querer resolver todos os problemas de uma vez só;
- Ter cuidado no modo de tratar os outros;
- Expressar a felicidade da certeza de ter sido criado por Deus para esse fim;
- Considerar as circunstâncias da vida sem querer moldá-las ao nosso desejo;
- Reconhecer que precisamos nos dedicar a leitura da mesma forma que precisamos de alimento para o corpo;
- Identificar o que é uma boa ação;
- Praticar o perdão;
- Reconhecer os males da pressa e indecisão;
- Estabelecer a importância da fé na vida de cada um;
- Reconhecer que todos têm medo, mas é importante saber como lidar com eles.
CONTEÚDOS E ÁREAS DO CONHECIMENTO
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
- Linguagem oral;
- Reflexão sobre a linguagem oral e escrita;
- Escrita de textos pelo professor, produção de texto coletiva;
- Apreciação da leitura;
- Criação de uma rotina;
ARTES
- Músicas, apresentações;
- Artes plásticas: pintura, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;
FILOSOFIA
- Por que devemos ser serenos;
- Como resolver nossos problemas;
- O respeito pelo próximo;
- O que nos trás felicidade.
- Aceitar as regras e suas consequências;
- Responsabilidade.
ENSINO RELIGIOSO
- Valorização do respeito ao próximo;
- Aceitar as regras.
- Minha felicidade depende de Deus que me criou para ser feliz;
- Respeitar e valorizar a amizade.
RECURSOS
- Aparelho de Som, microfone;
- Papéis diversos;
- Tinta guache, giz de cera, lápis de cor, tesoura;
- Livros de histórias;
- Câmera fotográfica.
PROCEDIMENTOS
- Diálogo, aula expositiva, interação com os alunos, para conhecer a importância de sermos serenos;
- Pesquisa extraclasse;
- Encenação;
- Ilustração;
- Entrevista;
- Produção textual;
- Fotografia. Socialização das atividades propostas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será
contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
OS DEZ
MANDAMENTOS DA SERENIDADE
- Só por hoje, tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver todos os meus problemas de uma só vez.
- Só por hoje, terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar os outros, sendo delicado em meus modos, não criticando/julgando ninguém, não tentando melhorar ou disciplinar senão a mim mesmo.
- Só por hoje, me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz só no outro mundo, mas também neste.
- Só por hoje, me adaptarei as circunstâncias sem pretender que as circunstâncias se adaptem aos meus desejos.
- Só por hoje, dedicarei pelo menos 10 minutos de meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me que assim como é preciso comer para sustentar o corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida de minha alma.
- S ó por hoje, praticarei uma boa ação sem contar a ninguém;
- Só por hoje, se for ofendido em meus sentimentos procurarei eu ninguém saiba.
- Só por hoje, farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente mas, em todo caso, vou fazê-lo. E em guardarei bem das suas calamidades – a pressa e a indecisão.
- Só por hoje, serei firme em minha fé de que a Divina Providência se ocupa de mim como se existisse somente eu no mundo, ainda que as circunstâncias manifestem o contrário.
- Só por hoje, não terei medo de nada. Em particular, não terei medo de gozar do que é belo e não terei medo de crer na bondade.
0 comentários:
Postar um comentário